Pingado com Deus

 

Um moço encontra Deus em uma padaria no final da esquina. O moço corre furioso em sua direção e diz.

- Como o senhor pôde deixar a minha vida se tornar uma merda?

Deus sorri e toma um longo gole de café quente embaçando as lentes do óculos com armação quadrada.

- Deixando. - Deus responde sem olhar para o moço enquanto passa manteiga no pão sorrindo. - Mas me diga uma coisa, quem mora nesse planeta?

O moço irritado com a veia saltando da testa responde ríspido.

- Os humanos, que pergunta idiota. Os homens que te amam tanto e sofrem por sua causa e do diabo.

Deus preenche o pão com presunto e mussarela enroladinhos em forma de canudos.

- Interessante. - Deus dá uma mordida saboreando o seu sanduiche. - Sabia que segundo Jung os homens projetam sua culpa no outro? - Deus coloca seu sanduiche sobre a mesa ao lado do seu tablet e de uma HQ de Solomon- Amaldiçoado Seja e sorri. - Não que o diabo seja inocente, mas só está fazendo o trabalho dele.

Moço treme de raiva se segurando o máximo para não pular na garganta de Deus.

- Me diga por que a minha vida está um merda. - Grita em fúria

Deus sorri triste picando uma maçã em sete fatias iguais e perfeitas.

- Sua vida está uma merda porque infelizmente você, somente VOCÊ, fez escolhas de merda. Foram as suas escolhas que te levaram até aqui.

Deus pega uma xicara de barro simples e aponta seu dedo indicador enchendo-a com café e leite fazendo um pingado.

- Foram suas várias decisões erradas e certas que fizeram você chegar aqui nessa padaria, aonde por acaso EU estou.

As palavras de Deus pareciam uma sinfonia que mudavam de tons e timbres dependendo quem escutasse.

O moço perde o postura agressiva e começa a chorar esmurrando o chão sofrendo uma epifania e recordando tudo que fez.

- Então o que faço pra mudar? - Pergunta entre soluços.

Deus levanta da mesa esticando o corpo se alongando tocando os dedos da mãos nos dedos dos pés. Amarra o cabelo em um coque relaxado e limpa os farelos da barba.

- Bem, tome esse pingado e mude suas escolhas. - Diz guardando suas coisas em uma mochila jeans com detalhes em verde.

O moço olha pra mesa e vê que há vários tipos de pães, frutas e frios.

- O que devo comer? - Pergunta com medo. - Quais são as escolhas certas.

Deus brinca com um gatinho malhado que saiu detrás do balcão para caçar uma borboleta roxa.

- Eu não sei. São suas escolhas e não as minhas. A vida é feita de escolhas e só quando você chegar do outro lado que vamos saber se foram as certas ou não.

O moço senta desolado e temeroso.

- Mas você é Deus devia me dar as respostas.

Deus suspira e revira os olhos com o gato ronronando em seus braços.

- Eu devia? Já te dei a vida faça o que bem entender. Serão seus arrependimentos e agradecimentos que farão sua vida mudar ou ter válido a pena.

Deus caminha até o caixa da padaria cantarolando "Menina Largata" da Supercombo.

- Seu Manuel pode por tudo na minha conta. - Ele aponta pra o moço que o encara triste. - Ele é meu filho, mas está naquela fase, se sabe, rebeldia e ingratidão, não vejo a hora dele chegar aos 80 pra começar a agradecer e ter gatos. Eu amo gatos.

O moço fica parado olhando pra mesa, ele sorri e chora em momentos alternado; por fim toma um gole do pingado e decide mudar sem saber o quê e como; só decide.

Comentários